Quais são os tipos de solda ou processos de soldagem?

Após entendermos o que é solda, ou processo de soldagem, a seguir mostraremos quais tipos de solda industrial oferecemos na IFE Laser.

1) Soldagem por pressão

União de materiais a partir de tensão intensa aplicada por matrizes ou rolos. Dentro da soldagem por pressão existe a soldagem por resistência. A IFE Laser trabalha com dois subtipos da soldagem por resistência:

1.1 Solda ponto

Esse tipo de solda pode ser aplicado em aço, aço galvanizado ou de alumínio, cobre fino, latão, zinco, ouro, prata e chumbo. As chapas são colocadas na máquina e apertadas. Uma forte corrente elétrica é ativada criando um ponto de soldadura.

1.2 Solda por projeção

Diferente da solda ponto onde se cria de fato um ponto de soldadura, na solda de projeção é possível soldar as extremidades de um material e não apenas um ponto. Ideal para soldar parafusos, pinos e porcas em placas de metal

2) Soldagem por fusão

União de materiais a partir do calor, ocasionando uma fundição.

2.1 Solda MIG/MAG

Soldagem MIG significa soldagem de gás inerte metálico. Ideal para metais não ferrosos alumínio, magnésio, cobre e titânio.

Soldagem MAG é sinônimo de soldagem de gás metálico ativo. Ideal para aços não ligados, de liga leve e de alta liga.

Ambas utilizam arco voltaico. O arco emanará uma grande quantidade de energia em forma de luz e calor. É com esse aquecimento que os materiais serão derretidos, ocasionando uma união entre eles, ou seja, a solda.

2.2 Solda TIG (AC/DC)

A soldagem TIG utiliza gás de proteção não reativo (inerte). Processo que exige muita habilidade do profissional utilizado em materiais que precisam de alta resistência e ótimo acabamento. O arco voltaico também existe nesse processo, mas o resultado é uma solda mais lisa e uniforme.

O serviço de solda precisa ser realizado por uma empresa competente e com credibilidade no mercado. É imprescindível utilizar todos os EPIs. A IFE Laser conta com a certificação ISO 9001, reflexo do seu empenho e dedicação pela satisfação total de seus clientes. Solicite um orçamento de soldagem conosco!

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.