Perguntas e respostas sobre serviço de solda

Você tem dúvidas sobre o serviço de solda realizado por empresas? Preparamos esse artigo para esclarecer algumas questões técnicas de soldagem. Obtenha respostas sobre serviço de solda de forma clara.

 1) O soldador que realizará trabalho precisa ter certificação técnica?

A profissão de soldador envolve o uso de ferramentas complexas e chamas de alto risco, por isso, a soldagem é uma tarefa que requer um treinamento adequado, de ótima qualidade e muita prática para que o profissional possa se manter bem colocado no mercado. Embora nem toda empresa ou contratante solicite um certificado técnico, a grande maioria exige uma comprovação de conhecimento, por isso, o ideal é que o soldador garanta sua certificação e, a partir dela, desenvolva suas habilidades, também é pouco provável que o profissional que tenha intenção de iniciar sua carreira como soldador consiga fazê-lo sem aprender o ofício através de um curso técnico, devido a complexidade do trabalho.

2) Por que o cabo de solda aquece excessivamente?

Conexões frouxas do cabo de soldagem, cabos muito longos, utilização de tensão diferente da adequada ou a realização de trabalhos intensos podem ocasionar na sobrecarga elétrica dos cabos condutores ou terminais, provocando mal contato ou mal dimensionamento, o que faz com que o cabo de solda aqueça excessivamente. O defeito pode ser evitado utilizando sistemas de refrigeração por água, além disso, é importante verificar e apertar as conexões dos cabos, acertar as ligações de acordo com o esquema elétrico ou reduzir o seu comprimento.

3) A soldagem MAG é indicada para quais indústrias ou setores?

A sigla MAG, identifica o processo de soldagem a gás metal, muito utilizada na indústria automobilística, automatizada ou não, na indústria ferroviária, na fabricação de pontes rolantes, vigas, escavadeiras e tratores; são recomendados para a fabricação de equipamentos e peças metálicas. Funcionam bem na soldagem de materiais com espessuras diversas, de material ferroso ou não, como cobre, alumínio e magnésio, a soldagem é mais rápida, o que torna possível o aumento da produtividade, com ela, não há necessidade de remoção de escória, possui uma taxa de reposição maior e menor perda de material de deposição, também há menos incidência de fumaça no local, baixo custo de produção e é compatível com as exigências de proteção ambiental.

4) A soldagem TIG é indicada para quais indústrias ou setores?

Essa é uma das respostas sobre serviço de solda que mais damos. A solda TIG, permite a passagem de corrente elétrica até os metais que serão soldados, quando os metais alcançam o estado líquido, o profissional pode começar a inserir as varetas TIG para soldar. A solda TIG é indicada para projetos que envolvam metais de menor espessura, pois apresenta maior precisão e exige menos acabamento após a solda, o processo pode ser utilizado em metais variados, alguns exemplos são alumínio e cobre. Seu uso é comum na indústria nuclear, na fabricação de equipamentos para a indústria de alimentos e indústria farmacêutica, além de ser destinado à indústria de tubulação, gás e petróleo.

5) Quais são as dicas para a manutenção dos equipamentos de solda?

Atente-se às três dicas a seguir para garantir que a manutenção dos equipamentos de solda esteja em dia:

1. O soldador deve estar envolvido na manutenção diária das máquinas

Apesar de ser responsabilidade do departamento de manutenção ou empresas especializadas, é importante que as manutenções das máquinas utilizadas envolvam os soldadores, que devem garantir os cuidados diários a partir de pequenas manutenções preventivas, como a remoção de resíduos do equipamento e substituir consumíveis de tochas.

2. Mantenha a guia espiral limpa

Durante o processo de soldagem, é comum que acumule sujeira no interior da guia espiral. O excesso desta sujeira pode prejudicar a alimentação do arame, resultando em um arco instável. Os problemas causados pela sujeira desgastam a guia, que precisará ser substituída, como também causa danos à solda, por isso é preciso manter a guia espiral sem acúmulo de sujeiras, limpando, por exemplo, com ar comprimido seco.

3. Mantenha o software da máquina atualizado

O funcionamento de grande parte das máquinas de solda depende de softwares, por isso, mantê-la atualizada melhora seu desempenho, pois faz com que fique mais rápida, precisa e mais fácil de utilizar.

Gostou das respostas sobre serviço de solda? Trabalhe com profissionais especializados no processo de solda, solicite um orçamento com que entende do assunto!

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.