O que é acabamento de solda?

Diversas indústrias, como é o caso da construção civil, da aeronáutica e da eletrônica, fazem uso dos processos de soldagem para unir peças, revestir, ou fazer a manutenção de equipamentos e materiais. Para conseguir bons resultados, o soldador deve desenvolver habilidades para lidar com os equipamentos e materiais variados. Contudo, isso não basta, pois, quando o processo de solda terminar, o soldador deve garantir um acabamento perfeito, fazendo a remoção do excesso de material residual da própria soldura.

O que é acabamento de solda?

O acabamento de uma solda em aço carbono é, de forma geral, bastante simples, já que ele é quase sempre pintado, precisa somente ser preparado para receber a pintura, sem precisar estar tão bem polida, pois, a textura um pouco áspera ajuda a pintura a aderir no metal. Portanto, um desbaste feito em duas etapas pode ser suficiente. Já o aço inoxidável é um material mais resistente e de calibre mais fino, muito utilizado em aplicações comerciais, por isso seu acabamento pode variar de acordo com as necessidades. Ele pode receber um acabamento refinado, com objetivo estético, ou receber um polimento que disfarce arranhões ou defeitos, para um uso mais funcional, como em elevadores, por exemplo.

Para obter o acabamento mais simples do aço carbono, basta um disco de desbaste. Eles são a melhor opção, já que a intenção neste caso é apenas eliminar o cordão de solda ligeiramente. O processo deve ser realizado em um ângulo de 5 a 35 graus, aplicando pressão na horizontal para não causar defeitos no material e atingir um acabamento uniforme. Um disco de lamelas com granulação grossa é capaz de remover o material residual da solda e, além disso, ele prepara o aço carbono para o condicionamento adicional, antes de receber a pintura. Por outro lado, o aço inoxidável, requer mais habilidade e cuidados, os discos de desbaste podem não trazer os resultados esperados se não forem próprios para o material e se o soldador não for altamente habilidoso, por isso, na maioria das vezes, a melhor opção é trabalhar com um grão médio, assim os arranhões e os pontos planos perceptíveis são evitados. Para um acabamento mais refinado, o disco mais adequado é o de lamelas.

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.