Qual é a diferença entre metalurgia e siderurgia?
Tanto a indústria metalúrgica, quanto a siderúrgica, são indústrias de base, pois o produto final das duas, no geral, são apenas barras ou chapas metálicas que serão moldadas posteriormente para dar forma ao produto necessário. A principal diferença entre as indústrias está no tipo de metal produzido por cada uma delas, a metalúrgica atua num campo mais amplo com alumínio, cobre, titânio e ferro, por exemplo, enquanto a siderúrgica, é um tipo de indústria mais especializada que trabalha apenas com ferro e aço.
A partir da extração dos metais da terra, a metalurgia faz as alterações necessárias para que outras empresas possam criar o produto final. Podendo o material passar pela fundição e tratamento, com técnicas que permitem até mesmo gerar ligas metálicas. Na metalurgia, as peças metálicas também podem ser originárias do pó, metálico ou não-metálico, podendo ser obtido de modo físico, químico ou mecânico. Esse pó passa por um tratamento térmico e ao final do processo, o resultado deve ser uma peça sólida.
A siderurgia está contida na metalurgia, contudo, ela trabalha apenas com dois metais: o aço e o ferro. Outra diferença entre as siderúrgicas e metalúrgicas é que na primeira, é possível chegar a altas temperaturas, pois somente o calor muito forte é capaz de fundir o ferro. Para esses procedimentos são necessários fornos de grande porte. Já na metalurgia, temperaturas tão altas não são necessárias. Portanto, a siderúrgica é uma parte da metalurgia com foco em materiais específicos.
A IFE Laser trabalha com diversos tipos de metais, tanto para corte de chapas quanto para dobra. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.