Perguntas e respostas sobre pintura eletrostática

Obtenha respostas sobre pintura eletrostática. Descubra questões técnicas sobre o serviço e se ele é ideal para o que você procura pintar.

1) O profissional que realizará a pintura eletrostática precisa ter certificação técnica?

Apesar de não haver uma norma que exija certificação técnica, o mercado busca profissionais qualificados, já que o serviço exige conhecimento, técnica e prática, pois envolve diversos processos de alta complexidade. A certificação no processo de pintura eletrostática é fundamental para manter a integridade do serviço, por isso, os contratantes costumam dar preferência para profissionais certificados, além de realizar testes de conhecimento e habilidades nos quais apenas aqueles que adquiriram o conhecimento através de cursos técnicos serão capazes de demonstrar.

2) Como é feita a preparação de superfícies metálicas para pintura eletrostática a pó?

Para alcançar um bom resultado, as peças precisam passar por um processo de limpeza antes de receber a pintura. A limpeza de contaminantes que estejam sobre a superfície do aço carbono, por exemplo, podem ser preparadas de quatro diferentes maneiras: no desengorduramento são utilizados panos ou estopas embebidos em solvente ou vapor com detergentes; também é possível realizar a limpeza da peça com ferramentas manuais, como escovas de aço, raspagem e lixamento ou com ferramentas mecânicas, como as lixadeiras elétricas e pistolas de agulha; a quarta e última maneira para fazer a limpeza da peça, é a limpeza por jateamento, a partir do jateamento abrasivo aplicado sob alta pressão.

3) Quais são as principais diferenças entre pintura eletrostática a pó e líquida?

A pintura eletrostática em pó é realizada a partir da aplicação do material em pó fino e seco, em um metal que será aquecido para que forme um revestimento durável. Este tipo de revestimento tem como base sistemas de resina polimérica e pigmentos em pó. Já a pintura eletrostática líquida, em spray, é o processo em que a tinta é pulverizada na superfície pela ação de um campo elétrico. Para garantir a qualidade deste tipo de revestimento é necessário que se cumpram três etapas: primeiro aplica-se um primer, em seguida a cor base e, por último, um verniz para acabamento.

4) Onde posso utilizar a pintura eletrostática?

A pintura eletrostática garante um acabamento uniforme, com maior durabilidade, pois são utilizadas partículas de tinta carregadas positivamente para revestir superfícies em materiais como o metal e a madeira. Ela pode ser utilizada em áreas residenciais internas e externas, na indústria automobilística, na pintura de grades, escadas, mesas, cadeiras, molduras de portas de janelas, entre outras superfícies.

5) Quais são os equipamentos usados para realizar o serviço de pintura eletrostática?

Para realizar o serviço de pintura eletroestática serão necessários alguns equipamentos, começando pelos materiais utilizados para a preparação das peças, como escovas de aço e lixadeiras elétricas, outros equipamentos necessários são a pistola de alta pressão e seus acessórios, a estrutura fixa que recebe as peças, estufa para o aquecimento das peças de metal e a cabine utilizada para a pintura.

 

Converse com um profissional qualificado da IFE laser e entenda tudo sobre o serviço de pintura eletrostática!

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.