Cuidados no processo de pintura eletrostática e cuidados com a peça
Apesar dos inúmeros métodos para pintura de peças, a pintura eletrostática é a que mais se destaca, pois ela apresenta diversos benefícios e vantagens quando comparada às demais.
Cuidados no processo de pintura eletrostática: este tipo de procedimento exige uma técnica diferenciada, que faz uso de cargas elétricas opostas às cargas das peças que devem receber a pintura, com isso, a tinta é fixada de maneira que se funde com o material, de maneira mais eficiente.
Por suas vantagens, o processo é muito utilizado em superfícies metálicas, como portões, eletrodomésticos e até em veículos. Entretanto, realizar o serviço de maneira segura não é tão fácil. Os equipamentos utilizados no processo de pintura operam com até 100 mil volts e ionizam até 9 m² em volta do operador, por isso, algumas recomendações de segurança são indispensáveis, confira:
- Uso de equipamentos de segurança
- Profissionais qualificados, treinados e com experiência
- Plataforma de operação aterrada
- Intertravamento de alimentação do equipamento com o sistema de ventilação da cabine
- Instalação de fiação de 4 mm de bitola no aterramento, indo de acordo com as normas da NBR 5410
- Direcionar a descarga elétrica para a terra
- Manter as gancheiras limpas, evitando faíscas
- Operador equipado adequadamente
- Manter a manutenção dos equipamentos sempre em dia
Se todas as normas de segurança forem seguidas como devem, o procedimento ainda traz vantagens ao meio ambiente, pois a pintura eletrostática é um processo industrial e, portanto, deve seguir exigências econômicas e técnicas, classificando-a como sustentável por não fazer uso de solventes e não produzir odores e vapores que prejudiquem o meio ambiente e o profissional responsável pelo processo. Além disso, os equipamentos que aquecem os sistemas de tratamento são alimentados por gás liquefeito de petróleo.
Com tantos benefícios, a procura por este tipo de procedimento vem atraindo diversas indústrias, entretanto, os cuidados não param por aí. Após a finalização da pintura, para manter a qualidade, a limpeza das peças devem ser realizadas periodicamente, tomando alguns cuidados. É recomendado o uso de esponjas e panos macios, para evitar riscos, apenas com água morna e solução 5% e intensidade moderada e circular quando estiver esfregando a peça. Assim, a pintura ficará bonita por mais tempo.