O que é a indústria metalúrgica?
Dentre os diversos nichos industriais, quando falamos em indústria de base, a metalúrgica corresponde a uma parcela econômica importante. Ela está por trás de grandes mercados como o automobilístico, o tecnológico e o de comunicação, pois é uma das indústrias responsáveis por produzir matéria-prima para os setores que dependem do metal.
O foco da indústria metalúrgica é a transformação de metais em produtos que possam servir de matéria-prima e peças para produção. Seu princípio de funcionamento é o derretimento de metais ferrosos e não ferrosos e misturar minérios para a produção de outros produtos, desde utensílios domésticos, panelas, ferramentas e latas para bebidas, até tubos de água, fios elétricos, cabos e condutores elétricos, bombas, turbinas para aviões e muitos outros itens.
É possível dividir a indústria metalúrgica em 3 principais grupos:
1 – Fundição
Essa etapa fabrica peças para outras indústrias, com o derretimento do metal que, posteriormente, são colocados em matrizes até que esfriem e tomem a forma do objetivo desejado.
2 – Soldagem
Este é o processo de juntar duas ou mais peças de metal, utilizando calor e um metal de solda para colar os materiais com o objetivo de formar uma peça. Muito utilizado no setor metalmecânico, construção civil e automobilístico.
3 – Usinagem
Aqui o objetivo também é dar forma a uma peça de metal, mas sem o uso de moldes. Neste caso, as peças brutas ganham forma através do corte e desbaste com lâminas ou produtos químicos.
Conheça os serviços da IFE Laser para metais:
Corte a laser de chapas metálicas
Galvanização
Pintura eletrostática