Qual é a diferença entre zincado e galvanizado?
No artigo anterior você descobriu o que é galvanização ou galvanoplastia e neste vamos esclarecer uma dúvida muito frequente entre zincado e galvanizado. Muitas pessoas pensam que são processos diferentes, mas não são. Na verdade, o processo de galvanização utiliza o zinco para revestir ferro e aço. Ou seja, a zincagem é um tipo de galvanoplastia.
O material zincado pode ser produzido de duas formas:
Zincagem eletrolítica
A aplicação do zinco, por imersão, é feita através de uma corrente elétrica. É um tipo de galvanização de baixo custo e sua camada protetora é mais fina que a oferecida pela zincagem a fogo.
Zincagem por imersão a quente (galvanização a fogo)
Quando peças são mergulhadas em um banho de zinco fundido. Após o banho são encaminhadas para resfriamento e depois para o acabamento. Esse é processo mais caro que a zincagem eletrolítica, porém mais resistente e sustentável. A durabilidade das peças pode passar facilmente de 30 anos.
É de extrema importância que nos dois processos a galvanoplastia seja bem aplicada para assegurar a qualidade do produto final.
O processo de revestimento de aço e ferro com zinco é essencial para garantir resistência, boa manutenção e segurança de:
– Máquinas industriais
– Tubulações e canos
– Estruturas utilizadas na construção civil
– Pregos, porcas e parafusos
– Eletrodomésticos que usam água (máquinas de lavar a roupa e louça)
– Insumos para os mais variados ramos da atividade econômica: siderurgia, agricultura, petrolífera, energia, transporte, telecomunicações, outras
A IFE Laser é conhecida no mercado nacional por oferecer serviço de galvanização, ou galvanoplastia, de máxima qualidade. Trabalhamos com banhos parados e rotativos. Converse com a nossa equipe técnica e obtenha e melhor solução para suas peças. Nossa expertise adquirida em mais de 27 anos nos permite oferecer assistência total aos nossos clientes, indicando os melhores processos, preços e prazos.