Sustentabilidade: reciclagem de ferro
Devido a sua alta resistência e seu baixo custo, o ferro é hoje o material mais utilizado na produção mundial. Por isso, sua reciclagem é fundamental para proteger o meio ambiente. No Brasil, quase 9 milhões de toneladas de sucata ferrosa são reaproveitadas na economia circular, sem perder a qualidade, pois o ferro mantém suas propriedades mesmo após o reprocessamento, garantindo a durabilidade e versatilidade provenientes do material.
Conheça alguns dos benefícios da reciclagem:
– Economia de 24% de energia e 40% água;
– Diminui significativamente a poluição na água e no ar;
– Redução de emissões de CO₂;
– Redução da produção de resíduos a menos de 97%;
– Redução sensível da extração de ferro e outros minerais;
– Nova fonte de renda e troca de mão de obra que contribui para o aquecimento da economia local;
– Geração de empregos pela indústria da reciclagem.
O reprocessamento do ferro se inicia a partir da separação das sucatas, seja por coleta seletiva ou seleção manual e eletromagnética. Essas sucatas são divididas entre as que contém resíduos (cola, tinta, plásticos etc.) ou as puras, que estão sem resíduos de outros materiais. Feito isso, os próximos passos são simples, o material para pelo corte na esteira industrial, refundição e então é encaminhado para as siderúrgicas, onde são submetidos a altas temperaturas nos fornos para serem remodelados.
Na IFE Laser, realizamos o serviço de dobra de chapas de ferro em São Paulo. Atendemos também regiões próximas e estados vizinhos.