Quais são as máquinas utilizadas no serviço de dobra de chapa?

Apesar de muito necessário, já que diversos projetos dependem do serviço de dobra de chapa, ele é um processo bastante complexo, para um trabalho bem feito, é preciso levar em consideração o ângulo, formato desejado, espessura e o tipo do aço a ser utilizado, por isso, exige profissionais experientes e que possuam as habilidades e conhecimentos necessários para realizar o serviço e manusear as máquinas.

O procedimento da dobra de chapa é feito por uma máquina chamada dobradeira, a ferramenta mais eficiente para realizar o serviço de maneira mais ágil e segura. A máquina pode ser manual ou mecânica e funciona como uma guilhotina sem o fio de corte, pois ela prensa o aço no vão que foi ajustado previamente de acordo com o ângulo e profundidade desejados. O processo é mais indicado para chapas mais finas, mas pode ser realizado em qualquer tipo de aço que não seja temperado.

As prensas dobradeiras podem dobrar chapas de até 10 mm de espessura. Possuem uma matriz em V ou em U e o punção, a chapa é apoiada na matriz e pressionada pelo punção, que com a pressão, faz com que a peça atinja o ângulo desejado. Em vista disso, ao optar por utilizar a dobradeira, não é necessário cortar e soldar a peça para obter o formato desejado, evitando o desgaste desnecessário da peça, pois a máquina permite configurá-la no ângulo e formato desejados com um acabamento melhor e mais agilidade.

Além de mais ágil, a dobra de chapa possui outras vantagens:

  • Baixo custo;
  • Pode realizar diferentes tipos de dobra utilizando apenas uma ferramenta;
  • Baixo desgaste da ferramenta;
  • Sem desgaste da peça.

 

Todos esses benefícios atraíram diversas indústrias, mas a dobra de chapa é utilizada principalmente na indústria metalomecânica, em processos de produção automobilística e aeronáutica. Descubra se o procedimento é o ideal para você contatando os especialistas da IFE Laser.

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.