Quais são as chapas de metal mais utilizadas na indústria?
As chapas metálicas são caracterizadas por sua estrutura plana e espessura variada. Existem chapas compostas por diversos materiais ou ligas metálicas como alumínio, aço inox, latão, bronze, cobre e alguns outros, cada um com sua finalidade específica, escolhidas conforme a necessidade da produção, de acordo com a espessura, a durabilidade e a resistência. Para tomar decisões inteligentes, é fundamental entender quais são suas principais características.
As chapas metálicas mais utilizadas pela indústria são a chapa perfurada, a recalcada e a expandida, vamos entender um pouco mais sobre elas:
Chapa perfurada
Elas possuem furos de diferentes formatos, para que seja possível a circulação do ar, fluidez do som e passagem de luz. Por isso, são muito utilizadas na construção civil e nas indústrias fabris e agrícolas
Chapa recalcada
Os recalques são as partes elevadas presentes nas chapas em diferentes padrões e formatos. Nomeada como piso antiderrapante ou chapa xadrez, ela é utilizada especialmente na fabricação de degraus, mezaninos e plataformas industriais.
Chapa expandida
Também são muito utilizadas na produção de degraus, mezaninos e gradis. Elas se destacam por renderem até 10 vezes mais que seu tamanho original e possuem cortes que evitam o acúmulo de resíduos.
As chapas metálicas podem ser cortadas a laser diferentes formatos para que se adéquem ao segmento necessário. Após serem cortadas e dobradas, elas podem passar por um processo de acabamento superficial de chapas metálicas. Elas estão por aí, em praticamente todos os espaços: fachadas, ônibus, maquinários e muitos outros locais. Suas maiores vantagens são a leveza, versatilidade, resistência e fácil manutenção.