Perguntas e respostas sobre dobra de chapas

Você tem dúvidas sobre o serviço de dobra de chapas? Preparamos esse artigo de perguntas e respostas sobre dobras de chapas para esclarecer algumas questões.

1) O profissional que realizará a dobra de chapas precisa ter certificação técnica?

Este é um trabalho que exige conhecimento, técnica e prática, pois envolve diversos processos de alta complexidade, que não podem ser atingidos sem um curso técnico e muito treinamento, por isso, apesar de não ser uma obrigatoriedade, grande parte dos contratantes exigem a certificação técnica do profissional, além disso, é comum que sejam realizados alguns testes de conhecimento e habilidade antes da contratação. Por isso, é recomendado que o profissional que possua a intenção de trabalhar com dobra de chapa, garanta sua certificação técnica.

2) Quais são os fatores de precisão de uma máquina de dobra de chapas?

Dentre os fatores de precisão de uma máquina de dobra, estão: a utilização correta das ferramentas, a escolha adequada dos materiais, assertividade da espessura mínima e máxima para cada produção, aplicação correta do esforço de corte para que a pressão aplicada garanta que as trincas se encontrem sem a formação de cavacos, para que isso ocorra é necessário que haja a folga de corte entre o punção e a matriz, que são precisamente calculadas conforme o material a ser trabalhado, a espessura adequada e sua resistência à tração.

3) Qual a espessura mínima e máxima das chapas no processo de dobra?

A dobra de chapas pode ser realizada a partir de diversos materiais, com isso, sua espessura máxima vai depender do material e liga utilizado. Para a dobra de chapas de aço inoxidável devem possuir espessura máxima de 8,00 mm. Para a dobra de chapas, os aços galvanizados devem possuir até 10,0 mm de espessura, o alumínio e o aço carbono exigem o máximo de 12,40 mm de espessura. A espessura mínima para a dobra chapas, independe do material, para todos eles, a espessura mínima é de 0,4 mm.

4) Quais são as ferramentas mais importantes no processo de dobra de chapas?

As ferramentas mais importantes no processo de dobra de chapas são as chamadas punção e matriz.
O punção é uma peça de aço cuja parte inferior possui um formato correspondente à superfície interna da peça, com isso, torna-se possível que ele seja fixado diretamente no cabeçote da prensa. A matriz também é uma peça de aço, que possui a parte superior no mesmo formato da parte exterior da peça. Ela pode ser fixada diretamente sobre a mesa de prensa.

Gostou das respostas sobre dobras de chapas?

Entre em contato para saber mais detalhes sobre os serviços de dobra de chapas com os profissionais qualificados da IFE Laser.

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.