Conheça as etapas de um projeto passando pelo corte, dobra e acabamento superficial de chapas metálicas

Os procedimentos de corte e dobra de chapas são utilizados por diversos segmentos para diferentes finalidades, pois é  um processo rápido e eficiente. As chapas cortadas e dobradas podem ser transformadas em vários produtos, como tampas, cabines, totens, por exemplo. O mecanismo é aplicado em peças que precisam ser fabricadas sob medida, por isso, para realizar o serviço, é necessário conhecimento e experiência, garantindo um trabalho que atenda as expectativas dos clientes.

O processo de corte e dobra começa na conversa com o cliente. Primeiro, é preciso entender com clareza seus objetivos, é necessário ter conhecimento das seguintes especificações: comprimento e largura da peça que será fabricada; tipo de aço a ser utilizado; espessura da chapa; qualidade da chapa de aço e qualidade final requerida ao produto que será fabricado. É comum que os clientes já possuam o desenho do  projeto da peça que precisam, com isso é possível conseguir um diagnóstico mais detalhado para a confecção das peças de aço de maneira precisa.

Na etapa de corte das peças, podem ser utilizadas a solução de corte a frio (guilhotina) ou de corte térmico (laser), dependendo das necessidades da peça a ser produzida, pois cortes com guilhotina apesar de serem mais rápidos, só podem ser feitos em ângulos retos, já os cortes a laser, permitem realizar cortes mais elaborados, com desenhos diferentes. Neste tipo de corte (corte térmico), se utiliza a tecnologia CNC, com ela as máquinas irão ler um desenho que foi previamente feito por softwares e executar o corte seguindo as especificações.

Assim que a melhor opção de corte para o projeto for selecionada e executada, passamos para a etapa da dobra. As dobradeiras, máquinas que realizam o procedimento, também utilizam tecnologia CNC, ou seja, são previamente configuradas para executar a dobra de maneira que o resultado seja uma peça no ângulo e formato esperado.

Como ambos os procedimentos são realizados por máquinas inteligentes, apesar de poderem ser realizados manualmente também, o acabamento da peça é excelente. Então é possível encerrar o processo de corte e dobra e passar para a embalagem dos produtos, que deve ser feita cuidadosamente para evitar arranhões e outras imperfeições, entregando ao cliente exatamente o que era esperado. Entenda como os processos são realizados na IFE Laser entrando em contato.

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.