Perguntas e respostas sobre corte a laser

Preparamos esse artigo de perguntas e respostas sobre corte a laser para que você obtenha mais informações técnicas sobre o serviço.

1) O profissional que realizará o corte a laser de chapas precisa ter certificação técnica?

Este é um trabalho que exige conhecimento, técnica e prática, pois envolve diversos processos de alta complexidade, que não podem ser atingidos sem um curso técnico e muito treinamento, por isso, apesar de não ser uma obrigatoriedade, grande parte dos contratantes exigem a certificação técnica do profissional, além disso, é comum que sejam realizados alguns testes de conhecimento e habilidade antes da contratação. Por isso, é recomendado que o profissional que possua a intenção de trabalhar com corte a laser de chapa, garanta sua certificação técnica.

2) As máquinas de corte a laser precisam de manutenção periódica?

Para manter a eficiência, produtividade e durabilidade de sua máquina de corte a laser, você deve garantir que a manutenção seja realizada periodicamente. A recomendação é que seja realizada a manutenção preventiva, e não esperar que a máquina apresente falhas e um mau funcionamento ou você pode não apenas perder tempo, como diminuir a produtividade e a qualidade do serviço.

3) Quais são os fatores de precisão de uma máquina de corte a laser?

Dentre os fatores de precisão de uma máquina de corte a laser estão: a posição e diâmetro do foco; a potência do laser, que deve conter a quantidade ideal de energia; o diâmetro do bico, que vai determinar a forma do raio e a quantidade de gás; o modo de operação, com ondas contínuas ou pulsos; a velocidade correta do corte, para que não haja formação de sulcos e rebarbas; o grau de polarização, que é decisivo para a qualidade do corte e a escolha correta dos gases e pressões de corte para cada material.

4) Quais materiais podem ser cortados a laser?

Diversos materiais podem ser cortados a laser, alguns exemplos são: MDF, acrílico, polipropileno, alumínio, aço inoxidável, cobre, bronze, entre outros materiais.

5) Quais são os processos de corte a laser?

Os diferentes processos de corte a laser são:

Corte por oxigás: neste caso, o gás de corte utilizado é o oxigênio, que permite cortes realizados em altas velocidades em chapas mais espessas e aço carbono.

Cortes por fusão: utiliza o nitrogênio ou o argônio como gás de corte, garantindo cantos de corte sem rebarbas sem retrabalho.

Corte por sublimação: os gases utilizados podem ser nitrogênio, argônio ou hélio, neste processo, eles protegem as superfícies de corte e garantem cantos de corte sem óxidos, por isso são utilizados, principalmente, em tarefas que exigem cantos de corte de alta qualidade.

Corte fino com raio laser: a energia de laser possibilita que sejam feitos furos individuais em sequência, fazendo com que não haja superaquecimento da peça, permitindo cortes em peças filigranas sem deformação por calor.

6) Máquinas para cortar são diferentes de máquinas para gravar a laser?

Não! Apenas uma máquina de corte a laser pode realizar os dois serviços, pois o laser pode ser configurado tanto para a gravação quando acionado o modo raster, quanto para o corte, acionando o modo vetor. A máquina é capaz, inclusive, de efetuar as duas operações paralelamente.

Para saber mais sobre serviço de corte a laser, converse com um profissional da IFE Laser!

 

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.