Conheça 5 vantagens do corte a laser de chapas e metais

1) Acabamento perfeito e qualidade superior do serviço de corte a laser de chapas e metais

O laser aquece o material localmente, não influenciando o restante da peça, isso faz com que a fenda do corte seja exatamente da espessura do raio, por isso, mesmo contornos filigranos podem ser cortados de maneira eficiente, sem deixar rebarbas, evitando o retrabalho. O sistema utilizado pela máquina de corte a laser permite que seja possível executar os serviços com precisão, desde projetos mais simples, a projetos mais complexos com diferentes ângulos e detalhes, a máquina funciona integrada a um sistema CAD/CAM, que permite que o processo seja mais ágil e eficiente.

2) Baixa perda de material por ter a sangria estreita (kerf)

Kerf, no processo de corte, representa a largura do material removido ao cortar uma placa. Ao realizar o corte, se espera que uma máquina a laser produza peças de corte precisas, o deslocamento kerf é ajustado pelo operador da máquina, que deve selecionar o tipo e a espessura do material para que sejam calculadas as dimensões corretas para que o corte saia exatamente como o esperado, isso acaba facilitando para os operadores, que não precisam mais calcular os valores para cada tipo de espessura e conseguem um resultado mais eficiente, com baixa perda de material.

3) Alta potência, podendo ser usado em diversas espessuras de chapas

Máquinas de corte a laser de fibra possuem fácil manutenção e velocidade rápida, com facilidade para cortar chapas finas, dentro de 25 mm. Já as máquinas de corte a laser CO₂, podem cortar de maneira estável, aço carbono 20 mm, aço inoxidável 10 mm e liga de alumínio 8 mm. Também pode cortar materiais não metálicos, como madeira, acrílico e polipropileno. Devido a sua alta potência, ele também é capaz de cortar aço inoxidável de tamanho normal, com um efeito suave de seção de corte.

4) Sem desgaste da ferramenta por não ter contato

A base para o processo de separação com o qual os materiais metálicos e não metálicos serão cortados é um raio laser que aquece a peça de forma que ela derreta ou vire vapor assim que encosta nela, ao aplicar mais calor do que a condução de calor pode dissipar, o material é perfurado pelo laser e o processo de corte é iniciado. O raio laser atua sem qualquer tipo de contato com a ferramenta, por isso ela não sofre desgastes ou deformações durante o processo.

5) Agilidade no processo, alta velocidade de corte

Entre as diversas vantagens do corte a laser, que é hoje o processo mais avançado para cortes térmicos, está a agilidade na produção, consequência de sua alta potência e eficiência, que praticamente elimina o retrabalho demorado. Para definir a velocidade de corte, é necessário levar em conta o material a ser trabalhado e a intenção do corte, é claro que quanto maior a potência do laser, mais rápido será feito o corte, contudo, ainda assim, é necessário que a máquina seja eficiente e aplique a força correta para que não haja a formação de sulcos e rebarbas.

 

Desenvolva seu projeto com a IFE laser e garanta o resultado esperado, solicite um orçamento!

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Solicite agora mesmo o seu orçamento com a IFE Laser

    © - IFE INDUSTRIA E COMERCIO DE FERRO E ACO LTDA | (Lei 9610 de 19/02/1998). Política de Privacidade.

    Site criado por Hixel.